17 de julho de 2014

A caminho dos 42,195 - Semana #4

O plano de treinos dizia que esta semana seriam 3 treinos suaves, entre 8 a 10km cada, apenas para rolar. Aqui o vosso amigo Tiago, como não foge ao que está planeado, resolveu fazer um treino calmo (9km no 51º Treino Correr Lisboa) e depois 35km no Trail longo do UTDP (Ultra Trail Douro e Paiva).

Quanto ao resto da semana pouco há a dizer por isso, vou-me centrar apenas no UTDP.

A participação neste trail começou com um convite do nosso amigo Heitor, para ir passar um fim de semana à sua terra e onde aproveitaríamos para correr no domingo. Havia espaço com fartura para todos os quisessem ir e em termos de corrida também ninguém se podia queixar porque a prova tinha distâncias e graus de dificuldade para todos os gostos. Desde a caminhada, trail curto de 18km, trail longo de 30km e ultra trail de 60km (distâncias anunciadas inicialmente, mas que devido ao mau tempo na semana antes da prova fez com que a organização tivesse que fazer algumas alterações aos percursos, alertando os atletas para esse facto).

Do pessoal do Correr Lisboa, fomos 10 os que arrancámos de Lisboa no sábado rumo a Cinfães. O dia de sábado foi passado entre passeios por recantos magníficos do nosso Portugal, excelentes provas gastronomicas, "hidratação", crioterapia no Rio Bestança e, lá pelo meio, levantamento dos dorsais para o dia seguinte.
A degustar a maravilhosa "posta Arouquesa"

Domingo era dia de levantar cedo para estarmos em Cinfães às 7h para seguir na camioneta que levaria todos os atletas até ao local de partida do trail, a ponte de Mosteirô.
O grupo completo ainda em Cinfães

Os 4 Correr Lisboa que fizeram o trail longo
Antes da partida ainda encontro a Anabela que também ia aos 30km, mas diz-me que não sabe como vai ser porque não estava a 100% (quase no final da prova soube pela "atleta vassoura" que a Anabela tinha desistido. Há dias assim)  :(
Um muito obrigado ao casal de "atletas vassoura" que nos acompanhou nos últimos 2km. Foram incansáveis.

O relato da prova leiam aqui o do Bruno Claro, que transmite todas as emoções vividas ao longo dos quase 35km.

Mais do que a parte física, este trail foi o melhor treino que podia ter feito para a maratona em termos mentais. Uma das minhas maiores preocupações para dia 5 de Outubro é a cabeça tentar contrariar as pernas e ir-me dizendo "é melhor parares", "para que é te meteste nisto?" e coisas do género. O passado domingo mostrou que é possível ir buscar forças onde pensamos que já não há e que a companhia dos amigos faz mesmo milagres (claro que tudo isto em doses q.b. para nunca colocarmos a nossa saúde em risco).

Ao fundo os 3 Mosqueteiros desta grande aventura

A "base para copos" que significa que terminámos a prova


Considerações pessoais sobre a organização do UTDP:
- Foi a primeira edição da prova e mostrou que tem muito potencial para se impor como prova de excelência no panorama dos trilhos nacionais. Quer pela beleza, quer pela dificuldade. Regra geral a organização teve bem, e se tiverem em consideração a opinião dos atletas, irão com certeza tornar esta prova ainda mais espectacular.
- Excelente escolha do percurso, com trilhos muito variados e bem definidos em termos de limpeza.
- Achei os abastecimentos algo fracos em termos de diversidade, tendo também em conta a dificuldade da prova. Penso que para uma prova com uma duração tão grande os atletas necessitam de mais do que amendoins, batatas fritas, marmelada, fruta e madalenas. Quanto a bebidas para além da água, isotónico e sumo, pudessem incluir também coca-cola e cerveja.
- As marcações estavam boas (acho que uma grande parte do pessoal do Ultra enganou-se, mas o facto deveu-se à falta de civismo de alguns que ao passarem alteraram a sinalização), mas fica a sugestão para colocarem fitas de cores diferentes para diferenciar as provas e nos locais de separação Ultra para Longo ou Longo para Curto, para além das placas, era bom também haver alguém da organização/voluntário a informar dessa mesma separação.
- Sendo uma prova por caminhos muito sinuosos e suscetíveis a lesões, era bom também haver nos pontos mais críticos, equipas de socorro, para prestar um auxílio mais rápido e eficaz aos atletas.
- Falha também no "controle zero". A organização colocou no regulamento uma lista de material obrigatório e que seria alvo de revista no início da prova, havendo penalização para quem não tivesse tudo em condições. Controle esse que não chegou a ser feito (falo apenas do trail longo, curto e caminhada, porque em relação ao ultra não sei se o fizeram ou não).

Acho que as falhas existentes este ano não serão difíceis de solucionar e que a edição de 2015 será o afirmar de uma prova que pode certamente lutar pelo pódio no panorama nacional.



Para além do agradecimento aos 10 magníficos "Vicentes" que foram a Cinfães e que tornaram este fim de semana em algo memorável (António, Bruno, Cátia, Cláudia, Pedro, Ricardo, Sandro e Verónica). Vocês são 6 estrelas.
Obrigado amor, por toda a paciência, pelas longas horas de espera durante a prova e muitas vezes sem notícias nossas e por para além do cansaço teres feito no final 400km a conduzir.
Ao Heitor Cardoso e a todo o pessoal da Associação à qual pertence por toda a hospitalidade e simpatia com que fomos recebidos.
Ao Vitório e ao Pedro que pela net foram seguindo a nossa prova e que me iam enviando mensagens de incentivo.
Para terminar aproveito também para dar um grande beijinho à Sandra que com grande pena não pôde ir e que sofreu imenso à distância (desculpa também não te ter conseguido tranquilizar no final da prova).



Leiam o excelente relato desta prova feito pelo Carlos Cardoso que fez o Ultra.
E vejam um video da Diana Mata sobre o Trail Longo.



4 comentários:

  1. Ganda Tiago e amigos....grande fim de semana...assim vale a pena :) ....este trail além de te ter treinado a "mente", tb de certeza que te deu uma belo de um reforço muscular (+ de 2000m D+ não é Pêra doce, e as descidas + os saltos e saltinhos e saltões para ultrapassar obstáculos, etc) . Tás no bom caminho para concluíres a tua primeira Maratona :)
    Mas nunca te esqueças, que a Maratona de estrada é um bicho diferente...estar 4 horas a correr consecutivamente tem um desgaste diferente....não digo que é mais ou menos duro, apenas que é diferente.
    Agradeço a menção e espero que numa próxima oportunidade dê mesmo para um abraço :)
    Boa recuperação e dá-lhe forte.

    P.S. Que vídeo espectacular :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Carlos. Sei que a maratona é um desgaste muito diferente. Este foi mesmo como dizes, treino de reforço e mental.
      Forte abraço.

      Eliminar
  2. Parabéns Tiago! Li também a crónica do teu amigo Bruno e, de facto, nada como alguém do nosso lado para nos apoiar quando começam a faltar as forças físicas e/ou mentais.
    Continuação de mtos e bons kms rumo a esse objectivo!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Rute. Beijinhos e bons kms para ti também. :)

      Eliminar