21 de fevereiro de 2019

XXXV Zurich Maratón de Sevilla - Tudo perfeito

Vou começar pelo final. Tempo oficial (chip) 3h29m06s e um orgulho gigante.
Feitas as contas, foram menos 11 minutos e 48 segundos que o meu melhor anterior tempo.
Perdoem-me a falta de modéstia mas estou mesmo feliz e orgulhoso com o resultado que conquistei este domingo. Consegui-o porque tenho a felicidade de estar rodeado de gente muito boa, de quem gosto muito e que é fundamental também na minha preparação mental, por me ouvirem, por me aconselharem e por me fazerem acreditar que sou capaz. Na parte física, como também já tinha referido, depositei total confiança nos conhecimentos técnicos da minha "orientadora" e amiga Céu e na parte física no "guru" Filipitsch, que me garantiram que, apesar de todas as minhas dúvidas, iria estar em condições para este desafio.
Quase tudo o resto foi conseguido com muito esforço e dedicação pessoal. Metade dos treinos com companhia de vários amigos, mas a outra metade às 6h da manhã, com chuva, frio, várias vezes com pouca vontade e com o quentinho da cama e o sono a pedirem-me para ficar quieto.
Independentemente do treino, para que a prova corra bem, também temos de ter sorte. A mínima dor ou desconforto, são o suficiente para depois de 30 ou 35 kms deitar tudo a perder, porque a cabeça só se vai focar nisso. Felizmente, tive também essa sorte, nada disso apareceu e tudo foi perfeito.
Durante a maratona, são muitas as coisas que nos passam pela cabeça. Sonho com a meta, com o tempo que poderei fazer e tento afastar os pensamentos negativos. E uma das coisas que mais penso é nas pessoas fantásticas que me estão a acompanhar à distância e a torcer para que tudo me corra bem. Foram muitas as mensagens e telefonemas antes da prova a desejar sorte e no final a felicitar-me. Foram também vocês que tornaram tudo isto muito especial. Estou muito grato a todos por todo carinho e amizade.

À parte da prova, ficam na memória três dias fantásticos, com amigos maravilhosos. Rimos, brincámos e divertimo-nos muito. Só para terem a noção de como esta gente é toda doida, na tarde de domingo ainda percorremos a pé cerca de 18km pelas ruas de Sevilha. Gosto muito de vocês.
Sevilha ficará para sempre no coração e tenciono lá voltar (quem sabe na edição XV em 2014).

Faltam aqui o David Simão e a Maria João que já tinham regressado a Lisboa


 
A MARATONA
6h30 - Pequeno almoço nas calmas já combinado na véspera com alguns amigos que estavam no mesmo hotel.
7h30 - Saída do hotel. A distância para a partida era cerca de 2,5km e foi feita sempre em boa disposição e com algum frio.

8h - Foto de grupo e um ligeiro aquecimento só para acordar as pernas para o que aí vinha.
8h20 - O grupo divide-se consoante o bloco de partida de cada um, abraços e votos de boa sorte para todos
8h30 - É dada a partida e 2m40s depois estava a atravessar o pórtico já só com o Adelino como companhia.
Primeiro km 30s acima do ritmo previsto. Apesar da largura da avenida, não é fácil o pelotão alongar logo no início. Fomos conversando e tudo tranquilo. Com calma iríamos recuperar esse tempo "perdido".
Voltando um pouco atrás, só para perceberem a estratégia para a prova, na primeira conversa com a Céu, ainda antes da preparação para Lisboa, quando ela me perguntou qual o meu objectivo, respondi "Baixar as 3h40 e aproximar-me o mais possível das 3h30". Nessa altura achava que as 3h30 estavam muito longe das minhas capacidades. Com o passar do tempo a mentalidade foi mudando e como já disse, várias pessoas fizeram-me acreditar que era possível. Para os menos familiarizados com a corrida, fazer a maratona em menos de 3h30, significa que no final a média total tem de ser inferior a 5 minutos por km.
km21 - Passagem à meia maratona com 1h43m45s (45s de folga), e aqui tenho à minha espera o Pedro Caramba que estava ali propositadamente para me levar até à meta. O Pedro fez em Novembro a maratona do Porto e não lhe correu como ele merecia. Inteligentemente decidiu que após uma preparação exaustiva, não iria logo começar com outra para Sevilha. Abrandou e traçou novos objetivos. Em conversa falámos sobre o que eu pretendia e ele disse-me que faria a segunda metade comigo. Quem corre sabe bem a importância que isso tem, e digo com toda a certeza que se não fosse a presença dele o resultado não teria sido este.
km24 - O Adelino começa a ficar ligeiramente para trás. Já tínhamos combinado que íamos juntos até o ritmo ser o certo para os dois. Perguntei só se ele vinha e disse-me para seguir.
A partir daqui o percurso vem para a parte mais central da cidade e os banhos de multidão são cada vez maiores. É complicado não abusarmos no ritmo porque toda aquela gente "empurra-nos" para a meta. Por várias vezes dou por mim a olhar para o relógio e a ter que abrandar (o Pedro só se ria) "Animo! Animo! Campeon!" são as palavras que ecoam por todas as ruas. Para além dos Espanhois, a enorme quantidade de "claques" portuguesas dá-nos uma força ainda maior e fazem disparar o ritmo cardíaco.
km25 - 2h03m09 (1m16s de folga) - km30 - 2h27m44 (1m34s de folga) - km35 - 2h52m36 (1m35s de folga).
Aos 30km vejo a Carla P. e a Paula, pergunto pelo Ildebrando e sigo. Aos 31km mais uma parte da "nossa" claque com a Rutília, Marisa, Marta, Sandra e os putos. Um pouco mais à frente está a Paula M. e a Susana que já as tínhamos visto noutra zona da prova e aos 34km estava a Ana e a Carla F. que também estiveram em mais pontos do percurso.
km36 - Último gel. Abrando um pouco para conseguir ingerir mais água (nesta fase o abastecimento em copos já é mais difícil de manobrar). Perguntei ao Pedro se já tínhamos passado a placa dos 36km para fazer contas de cabeça ao ritmo que podia fazer até ao final. Ele achou a pergunta estranha porque a placa do 36 tinha passado há uns 300m e perguntou-me uma vez mais se estava bem (incansável na ajuda e na preocupação). Respondo que sim mas que já não deveria conseguir responder-lhe a mais perguntas até ao final. Se me visse parar era mesmo porque tinha chegado ao meu limite.
km38 - Ligo o piloto automático, apenas as pernas ficam a funcionar e olho de vez em quando para o relógio para ver se o tempo não caía muito.
km40 - 3h17m59s (1m05s de folga). Aqui tive a certeza que iria conseguir cumprir o sonho de fazer menos das 3h30.
A claque já muito perto da chegada
A 200m da meta estava a novamente a Rutília com a claque que estava ao km31. Dizem que passei a 3 metros deles e me chamou. Eu não vi nem ouvi nada. Só conseguia focar os 3 ou 4 pórticos da linha de chegada. Entretanto reparo que o Pedro tem a bandeira nacional na mão. Não faço ideia de onde aquilo apareceu e ele diz-me para segurar-mos os dois nela e cortamos a meta com os braços no ar.

Acabou! Está feita! Veio o abraço de agradecimento e não me lembro o que mais lhe disse. Em simultâneo comecei a suar da vista. Segundos depois o Pedro deu-me os parabéns e disse "Foste fantástico. Foi mesmo por pouco os sub 3h30. Passámos com 3h31m46s". Consegui rir e mostrei-lhe o meu relógio. No visor estava 3h29m08 e expliquei-lhe tínhamos passado a partida já com o relógio nos 2m40s.

Uns metros à frente estava o Ildebrando aos gritos a perguntar-me quanto tempo tinha feito. Nova explosão de alegria e suor da vista. A prova dele não correu como ele desejava, mas fez um grande tempaço e independentemente disso estava mesmo feliz por mim.

Saímos da zona reservada aos atletas e estava lá a Paula à nossa espera também para o abraço que tinha prometido. Depois ficámos por ali até toda a "nossa malta" estar novamente reunida.
Parabéns a todos os meus amigos que também correram e a toda a incansável claque de apoio. Vocês são os maiores.

 


Como diz o Roberto Carlos - "Se chorei ou se sorri, o importante é que emoções eu vivi."

Álbum de fotos completo.


3 comentários:

  1. Foste MO-NU-MEN-TAL!!!
    Uma vez mais, muitos parabéns pela prova. E também pelo magnifico texto que nos transporta para dentro da corrida.

    Um abraço e até uma próxima :)

    ResponderEliminar
  2. Muitos parabéns! Grande prova mesmo! 🙂

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Fantástico! Grande prova! Parabéns pelo tempo final que é claramente fruto de tudo o que a preparação teve de bom. Abraço!

    ResponderEliminar