4 de agosto de 2014

A caminho dos 42,195 - Semana #5 a 7

E já lá vão 3 semanas desde o último post. Não pensem que deixei de correr ou de treinar para dia 5 de Outubro fazer a Maratona de Lisboa. Simplesmente tive alguma preguiça em escrever e pelo meio uma semana de férias.
Para além dos treinos normais e dos treinos de terça-feira do Correr Lisboa, houve 3 coisas a destacar. Um treino longo no Algarve, uma prova de cerca de 5km na praia e um treino do Correr Lisboa na passada sexta-feira à meia-noite em Belém com mais 50 "malucos".
Treino longo por terras algarvias.
Estive em Tavira e previamente já tinha este treino planeado. Seriam 26km com saída de casa antes das 8h, para evitar o calor e chegar à praia da Manta Rota, por volta das 10h onde o resto da família (que ia de carro) me iria esperar. Saí às 7:45h com protector solar colocado, chapéu, um cinto com 3 garrafas de água 125ml cada, um gel e uma barra energética e o telemóvel. Como de Tavira até à Manta Rota seriam só 16km, fui em direção a Santa Luzia e regressei a Tavira para fazer assim mais 10km. De volta a Tavira atravessei a cidade e junto ao shopping segui pela Ecovia, para evitar a famosa, muito movimentada e perigosa EN125. Foi preciso começar a correr para ao fim de 30 anos a passar férias naquela zona, descobrir locais magníficos e onde felizmente os carros não têm acesso. O primeiro troço liga Tavira a Cabanas e é feito em caminhos de terra batida, junto a pomares, plantações de palmeiras, salinas e sapais.
Praia do Barril ao fundo - Vista de Tavira - Salinas e sapais.
Como estava já muito calor e não sabia se iria encontrar pontos de água no resto do percurso, aproveitei um café aberto para pedir um copo de água e assim poupar a que ainda tinha de reserva.
O percurso de Cabanas até Cacela Velha é feito quase todo em estradões de terra batida, ladeado por muitos pomares e campos de golf. Passei ainda por um resort e uma casa de turismo rural muito fixes.
Cabanas - Vacas a pastar em frente à casa de Turismo Rural - Cacela Velha - Registo final do treino.
De Cacela Velha até ao final eram só mais 3km e nesta altura já não me saía da cabeça o pensamento de chegar à praia e ir para a água, fazer uma longa sessão de crioterapia. eheheh
Depois do banho, havia que repôr algumas das 2324 calorias e nada melhor para isso que uma bola de Berlim.

Registo do treino.
Distância - 26,25km
Tempo -2h17m52s
Ritmo médio - 5:15m/km
Chegada à "meta" - A bola de Berlim - Já com os pés de molho

XXV Corrida Mar Azul
Com o amigo Bruno Semedo
Entretanto em Tavira, conheci malta da equipa Pégada Verde a Sul e disseram-me que no domingo seguinte (27 de Julho) iria haver a XXV Corrida Mar Azul e se eu queria participar. Para quem não sabe, esta é uma prova que se realiza ao longo da Ilha de Tavira, com partida na Praia do Barril e a meta instalada na praia da Ilha de Tavira, feita sempre pela areia numa distância de +/- 4,7km. Ao longo dos muitos anos de férias passadas na praia da Ilha de Tavira, assisti muitas vezes a esta corrida, na qualidade de banhista, aplaudindo sempre do primeiro ao último classificado, os "doidos" que em pleno Verão e a meio da manhã, corriam ao longo da praia em vez de desfrutarem de todas as outras coisas maravilhosas que esta bela praia nos oferece.
Já muito perto da meta
Acontece que desde há 2 anos, altura em que comecei a correr, que passei a desejar ser um dos "doidos" que quer participar nesta prova. Como a corrida é organizada tendo em atenção os horários das marés, para se fazer sempre na baixa mar, o dia da sua realização nunca é certo e então o ano passado calhou numa altura em que não estaria por terras algarvias. Por isso este ano não podia faltar.
Combinei encontrar-me antes da prova com a malta da Pégada Verde a Sul (tudo pessoal 5 estrelas. Obrigado por tudo) e também com o meu amigo Bruno Semedo, que tinha chegado ao Algarve na véspera e que o desafiei logo para participar na prova..
Ao chegarmos à praia do Barril, vejo cerca de 200 atletas, na sua grande maioria, com aspeto muito profissional. Primeiro pensamento "Estou tramado. Isto é só prós. Se acabar abaixo dos 150 lugares já vai ser bom.". Às 10:25h é traçada com o pé uma linha na areia perpendicular ao mar, os atletas perfilam-se ao longo dessa linha e às 10:30h soa a buzina que assinala a partida.
Devido ao entusiasmo do pessoal da frente ao fim de 500 metros olho para o relógio e assusto-me. O mostrador indicava 3:45m/km. Vi que se quisesse chegar vivo à meta teria de abrandar e ir num ritmo mais calmo e fiz o resto da prova entre os 4:20 e os 4:30m/km. Ao cortar a meta recebo uma garrafa de água e o melhor troféu do mundo, o abraço da filhota que ainda eu não tinha recuperado a respiração, já me estava a desafiar para ir dar uns mergulhos no mar.
Foto de grupo com o pessoal da Pégada Verde a Sul (equipados de laranja), o Bruno e 2 atletas da equipa dos Bombeiros de Tavira.

Resumo da prova:
Distância - 4,7km
Tempo -20m34s

Ritmo médio - 4:23m/km
Classificação geral - 42º


Treino do Correr Lisboa à meia noite em Belém
"O que fazer numa noite de sexta-feira em Lisboa? Nada melhor que uma corridinha junto ao rio, com mais alguns "malucos" e no final improvisa-se um pic-nic.". Este deverá ter sido o pensamento que a Sandra Ramos Claro deve ter tido quando se lembrou de criar este evento.
O treino iria ter cerca de 16km, partindo da Torre de Belém em direção ao Terreiro do Paço e aos 8km voltávamos para trás. Já que ia fazer 16km pensei que poderia aproveitar alguma companhia e o facto de à noite não estar tanto calor, para fazer o meu treino longo semanal e assim desafiei o Bruno Claro, o André Ornelas, o David Simão e o Vítor Tavares a irmos mais cedo e fazermos mais alguns kms antes.
fizemos +/- 8,5km e em conversa falámos na possibilidade de muito pouca gente aparecer para treinar aquela hora, visto ser já um pouco tarde e ainda por cima a noite em Lisboa ameaçar chuva a qualquer momento.
O problema é que existe gente tão ou mais doida que nós e compareceram quase 50 atletas cheios de vontade de percorrer muitas das esplanadas ribeirinhas de Lisboa.
A foto de grupo

Como em qualquer treino do Correr Lisboa, houve um breve aquecimento, depois o grupo foi dividido em vários sub-grupos, mediante os ritmos de cada um, porque ninguém corre sozinho.
Foi um treino muito agradável, sempre em boa companhia e animada conversa. Ao passar junto ao bar Meninos do Rio, fui surpreendido pela objetiva do amigo Joel que fez o favor de registar o momento.
Foto de Joel Silva. Obrigado Joel.


No final houve um pic-nic, organizado pela Sandra, para celebrar o aniversário do Bruno Claro que tinha feito anos na véspera. Tirando o facto do Tony Carreira não ter aparecido e de não haver vacas, cavalos, patos, porcos e galinhas, aquilo quase que parecia o mega pic-nic da Avenida da Liberdade.

Uma pequena amostra do pic-nic.

Resumo do treino
Distância - 25km
Tempo -2h13m52s
Ritmo médio - 5:13m/km


Até breve e divirtam-se. Principalmente divirtam-se a correr.

4 comentários:

  1. É impressão minha ou andas a dar-lhe bem ;) ...boa...força nisso. Abraço

    ResponderEliminar
  2. Estás em boa forma! Força para o 5 de Outubro!!!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Já tive a oportunidade de correr com esse pessoal e nesse percurso da ecovia, tudo muito fixe. Então esse percurso na praia do barril é espectacular! Um abraço e bons treinos

    ResponderEliminar
  4. Carlos - é mesmo só impressão tua. Tens de largar as cervejas alemãs. :)
    João - Obrigado João. Falta ver como me porto nos treinos ainda mais longos.
    Sílvio - Obrigado, abraço e boas corridas para ti também.

    ResponderEliminar