8 de outubro de 2013

Vodafone Meia Maratona RTP Rock ‘n’ Roll

Domingo foi o dia de fazer a minha 3ª meia maratona. (aviso já que o texto ficou um pouco longo)
Depois do percalço da estreia na Ponte 25 de Abril e das "rampas" das Lampas, tinha como principal objetivo bater o meu record pessoal (1:57:59h nas Lampas) e estava confiante que conseguia.
O meu amigo Vitório tinha lido que devemos traçar sempre 3 objetivos numa prova, o "bom", o "muito bom" e o "excelente". Como sigo muitos dos seus ensinamentos, defini então 1:57:58h (5:35m/km) como "bom", sub-1:55h (5:24m/km) como "muito bom" e sub-1:50h (5:12m/km) como "excelente".

Combinei com ele à minha porta às 7:30h para nos encontrarmos com a minha mãe, que tinha feito a inscrição na 1/2 Maratona pela EDP, mas que iria apenas fazer a Mini (ler nota final), no metro da Pontinha e encontrarmo-nos com ex-colegas dela já na Gare do Oriente e também com o Bruno, às 8:30h.

O Vitório e eu na Gare do Oriente
Todos estavam no ponto de encontro à hora marcada à exceção do Bruno (nada a estranhar, portanto).
Não tínhamos pressa, nem intenções de partir lá na frente, por isso, ao chegar à ponte, fiquei só com o Vitório (que ia fazer a prova ao meu ritmo) e o resto do grupo foi andando. Deu para fazer um xixizinho nas calmas e ainda encontrei a Anabela mais alguns elementos da sua equipa. Às 10:10h o Bruno juntou-se a nós, bem a tempo de fazermos um aquecimento a trote até à zona da partida.

Combinámos o ponto de encontro na chegada, desejámos boa sorte e foi dado o tiro de partida.
De início houve alguma da confusão normal, mas não fez grande diferença porque já estávamos a contar com isso e fomos sempre com o ritmo controlado sem ser necessário fazer muitos ziguezagues. Disse ao Vitório que iria naquela fase mais pela direita para ver se via a minha mãe (que eu pensava que iria a um ritmo de (quase) caminhada (não sei se cheguei a passar por ela até à divisão da Mini com a Meia, o certo é que não a vi).

Até ao km 11 conseguimos um ritmo médio de 5:07m/km e senti-me muito bem. Aproveitei aqui para tomar o meu gel e abrandei um pouco por causa dos receios de descontrolar a respiração na altura dos abastecimentos (km 11 a 5:21m/km). Os kms 12 e 13 foram feitos a 5:13m/km. Mas ao km 14 senti uma quebra física. Disse ao Vitório que iria aproveitar o abastecimento de banana e laranja para andar enquanto comia e que depois o apanhava. Ele foi correndo muito devagar e sempre a olhar para trás. Pouco depois retomei o ritmo a que vínhamos antes e juntei-me a ele. Nesta fase disse-lhe que ao km 17 iria tomar o segundo gel, para depois tentar acelerar um pouco nos kms finais. Precisava de água para acompanhar o gel e chegámos ao km 17 sem nenhuma. Pensei que havia um abastecimento nesta altura mas afinal era só ao km 18. Comecei a andar, tomei o gel e bebi bastante água. 

Voltei a correr e disse ao Vitório que o objetivo "excelente" já estava fora de alcance, mas que não iria deixar escapar o "muito bom". A resposta dele foi "Andamos nisto das corridas para libertar stress ou para acumular ainda mais? Para que interessa o tempo, se acabarmos completamente esgotados e sem nos termos divertido?". Estas palavras foram como uma chapada, e serviram para me despertar daquela apatia em que vinha há alguns kms. (na imagem ao lado conseguem ter uma real noção das minhas quebras de performance)

O Vitório apercebeu-se dessa minha melhoria e perguntou se me aguentava aquele ritmo até ao fim. Disse-lhe que sim e ele resolveu acelerar, fazendo os dois últimos kms a 4:45 e 4:14 respetivamente (só para verem a frescura com que ele vinha ao fim de 18km e 1:33:00h de corrida).

Cumpri o que lhe prometera e aguentei-me bem nos kms finais. Cortei a meta com o tempo de chip 1:53:06h o que para os meus objetivos para esta prova se enquadra no "muito bom".


Bruno, Vitório e eu



Nota Final: 
No autocarro a caminho da ponte a minha mãe diz-me:
- 7km é muito pouco, achas que é complicado fazer os 21 a andar?
- Nem penses nisso. Fazes os 7km da mini e depois se vires que estás bem, andas por ali pela zona do Parque das Nações. Ao menos já estás perto da zona de chegada.
- Ah, ok.
Por volta dos 13km, já depois do retorno junto ao Jardim do Tabaco, o Vitório pergunta-me:
- A tua mãe vinha à Meia?
- Não. Achas que sim? Tinha dorsal de Meia mas vai só fazer a Mini.
Uns metros à frente oiço chamarem por mim. Olho e vejo a vir em sentido contrário, nada mais, nada menos que a minha mãe a andar com um casal amigo. Fiquei maluco e gritei-lhe (mas em tom de pedido).
- Volta para trás, mãe. Isto é muito duro e ainda falta bastante para darem a volta.
Acho que ela ainda me disse qualquer coisa, mas já não consegui perceber.
Liguei-lhe bem depois de terminar a prova para saber onde vinha e como estava.
- Não te preocupes. Já só nos faltam 3km.
Os três já no km 19 (a minha mãe à esquerda)

Durante anos fui fazer a mini maratona da Ponte 25 de Abril e pensava "Os 21km é muito complicado, e não é para qualquer um. Para o ano tenho de me preparar com antecedência e faço". O certo é que só este ano, depois de começar a correr com regularidade há 8 meses, cumpri esse sonho. Entretanto vem uma pessoa que costuma caminhar 2 ou 3 kms por dia, resolve desobedecer às recomendações do filho e aos 7kms, segue em frente e faz os 21,095km (até aos 7 fizeram sempre a correr depois é que foram a andar).

Diploma oficial da minha mãe




20 comentários:

  1. Muito boa prestação e muito bom relato.
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Muito boa prova a dos 3. Parabéns. Tiago, a tua Mãe está de PARABÉNS, afinal o que conta quando se começa uma corrida é... acabar.

    ResponderEliminar
  3. Parabéns pelo excelente tempo Tiago!! :)
    E tens uma mãe fantástica!!!! :) Está de parabéns também!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Palavras sábias as do Vitório, estou completamente de acordo. Esse "muito bom" é excelente, pela prova feita em boa companhia e pela tua Mãe, que também está de parabéns!!
    Beijinhos e boa recuperação

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Rute. A recuperação já está feita.
      Beijinhos e boas corridas.

      Eliminar
  5. Parabéns pela boa prova!
    E tens uma Mãe com fibra :)

    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Muitos Parabéns pelo tempo, pois fazer menos de 2h não é para qualquer um.

    E as mães têm destas coisas, são capazes de nos surpreender, quando menos esperamos.

    Abraço e boa recuperação.

    Fernando Varela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Fernando. Boa preparação para a 1/2 dos Descobrimentos.
      Abraço.

      Eliminar
  7. Tiago, para ti: parabéns!
    Mas tem lá paciência, o resto da minha resposta ao teu post vai inteirinho para a tua mãe: E-S-P-E-T-Á-C-U-L-O!!! Para o ano ainda vai fazer o 42, sem te dar ouvidos outra vez!... ehehe
    Muitos parabéns para ela!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Ricardo. Para o ano não a deixo sair de casa neste dia. :)
      Abraço.

      Eliminar
  8. Tiago, gostei de tudo: de te ver no dia da prova, deste relato, das palavras do Vitório (é cá dos meus!!), do resultado que alcançaste (já mete respeitinho!) mas sobretudo e deixa-me também agora dar o devido valor a quem também merece: a essa SUPER MÃE!!!!
    E olho nela, Tiago, senão um dia destes ainda terás surpresas!
    Muitos parabéns para ti e para a tua mãe! Votos de boa recuperação para ambos! E não te esqueças: a corrida, para nós, é para dar gozo! ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado Anabela.
      Beijinhos e muitas e boas corridas cheias de diversão.

      Eliminar
  9. Muitos parabéns Tiago, mais uma meia para o currículo e um belo recorde pessoal. Ahhh...e grande mãe...é assim mesmo...mas quem é que manda afinal, hein?
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Carlos. Forte abraço e muitos parabéns pelo mais recente membro da família Cardoso.

      Eliminar
  10. Parabéns Tiago! Belo tempo! Não páras! Sempre a derrubar recordes pessoais.
    E a tua mãe?!? UAU! Ganda mãe! :)
    Beijinhos
    p.s. achas que este post é longo?....é porque ainda não viste o que eu estou a escrever a contar sobre a minha maratona...Se o teu é longo, o meu vai a caminho do infinito...ahahah

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Isa. Consigo bater recordes porque o resultado é fraquinho e era difícil é fazer pior.
      O teu post tem de ser pelo menos o dobro deste porque a distância também é 2 vezes maior. A juntar a isso tens o facto de ser a tua 1ª maratona e só isso merece um grande relato.
      Beijinhos.

      Eliminar
  11. Parabéns Tiago pela prova realizada e pelo resultado alcançado.
    As minhas felicitações ao Vitório pelas palavras dele a lembrar que o mais importante é disfrutar e divertirem-se nas provas.
    E já agora parabéns à tua mãe por se aventurar a fazer e concluir uma prova de 21 kms.
    Abraço

    ResponderEliminar
  12. Obrigado Joel e parabéns também para ti pela excelente prova.
    Abraço.

    ResponderEliminar