14 de outubro de 2012

18K

Tal como tem acontecido nos últimos domingos, hoje também foi dia de levantar cedo e fazer um treino mais longo que os que faço de segunda a sexta e com o parceiro habitual, o Vitório. Chegámos a Algés por volta das 7.40h. O objectivo inicial era corrermos 15km e a um ritmo confortável (que para mim seria perto dos 5:30 m/km) e que nos permita ir na conversa. A parte dos 5:30m/km ficou logo posta de lado porque o Vitório programou o "virtual partner" do seu garmin (a quem chamamos de Sr. Silva) para os 5:20m/km e seria uma vergonha perder uma corrida para o Sr. Silva.
Arrancámos então em direção a Belém, fazendo os primeiros km's em empedrado ou pelo passeio até chegar junto da Torre de Belém e aí fomos pela ciclo-via que nos leva até ao Cais do Sodré (cerca de 8km). Nessa altura já o Sr. Silva ia com uns metros de atraso porque o nosso ritmo estava nos 5:15m/km (média que conseguimos manter até ao final). .
Como o objectivo era fazer 15km, o ponto de viragem seria +/- aos 7,5km, mas chegado a esse ponto pensámos "estamos tão perto do Cais do Sodré, já agora vamos até lá que é já ali". O "já ali" eram (só) mais 1600m, ou seja, aos 9,1km tivemos o nosso ponto de retorno. Nesta altura já sabia que iria correr pelo menos 18km o que seria um aumento de 3km no meu record pessoal de distância.
As pernas responderam sempre bem, o ritmo cardíaco também se mantinha estável e a conversa também ia fazendo com que não déssemos pelos km's passarem. Aos 15km ainda ganhei mais alento (estava a correr a maior distância de sempre). Chegámos ao local de partida com 18,34km percorridos e com a sensação de que conseguíamos manter aquele ritmo pelo menos até aos 21,095km. E isso deixou-me muito satisfeito porque vejo que, em condições normais, o objectivo de fazer a minha primeira meia maratona abaixo das 2 horas é perfeitamente alcançável e ainda faltam 5 meses para a tão esperada estreia.

Resumo:
Distância: 18,34km
Tempo: 1h36m43s
Velocidade Média: 11,38 km/h
Média da Passada: 5:16 m/km

1 comentário:

  1. Se conseguiste fazer esses 18km, nesse tempo e sem grande cansaço, é até muito provável que consigas fazer a tua 1ª Meia em menos de 1h45m.

    ResponderEliminar