5 de junho de 2014

A caminho dos 42,195


No dia em que faltam precisamente 4 meses..................... resolvi anunciar que irei (tentar) correr uma maratona.

Não é surpresa para ninguém, pois sempre disse que seria um dos meus objectivos de corrida. Só não sabia quando iria ser, porque sei que o caminho a percorrer não é fácil. 
Do muito que tenho ouvido e lido desde que comecei a correr, a opinião geral é que uma das partes mais difíceis de se fazer uma maratona é toda a preparação que a antecede. E consciente disso, penso que agora estão reunidas as condições para me focar nesse grande objectivo. Os objectivos de tempo aos 10km (sub-45m) e à 1/2 Maratona (sub-1h45m) estão feitos, por isso, as atenções viram-se agora para treinar o melhor possível e no dia 5 de Outubro, partir de Cascais às 8:30h e 42195 metros depois, chegar ao Parque das Nações e poder gritar (baixinho e para dentro, porque as forças devem ser  poucas) "Sou maratonista!".

Nunca fiz nada de muito específico, nem segui um plano de treinos, mas desta vez decidi fazê-lo, para ser mais disciplinado.
Através da conversa com amigos mais experientes e da consulta de alguns sites e livros, elaborei um plano de 16 semanas e que irá começar dia 17 de Junho.
Para prova de estreia, o desejo é apenas chegar ao fim, logicamente que se ficar perto das 4h seria excelente, mas vou preocupar-me mais com a distância do que com o tempo.

Semanalmente virei aqui fazer um resumo do que se passou nos últimos 7 dias, em termos de treinos, equipamento, experiências, etc.
A este projecto dei o nome muito original de "Tiago a caminho dos 42,195". Este é o epilogo. Aguardem pelo 1º episódio.

Até breve e divirtam-se. Principalmente divirtam-se a correr.

8 comentários:

  1. Muita força, Tigas, vai ser um momento único!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Não vias tentar! Vais mesmo fazer a Maratona! força!

    ResponderEliminar
  3. Até que enfim....muita força! Cá estarei para acompanhar o teu percurso até à Glória final ;)
    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Como diz o Jorge, tu não vais tentar, tu vais conseguir!
    Força Tigas! Com treino e muita determinação tudo se consegue.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Muito obrigado pela força e incentivo, João, Jorge, Carlos e Isa. ;)

    ResponderEliminar
  6. Companheiro
    desfruta do caminho que farás até ao dia em que terminarás a tua 1ª maratona, acho que numa 1ª vez o que contará mesmo será terminar, depois nas seguintes logo se pensará (ou não) em tempos.
    Pelo que sei de ti como atleta pelo que vou lendo por aqui teremos com toda a certeza mais um maratonista em 5 de outubro.
    Se quiseres companhia para algum longo é só dizeres.
    Abraço,
    António Almeida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado António. Os longos estou a pensar fazê-los mesmo na Marginal. Depois marcamos isso.
      Abraço.

      Eliminar
  7. Vais conseguir.eu comecei hoje o plano da asics para. Maratona de Lisboa.so ainda fiz uma a do Porto e demorei 5 horas e 32 min.o objectivo para esta e fazer menos de 5 horas.vamos ver não é fácil ,mas vou tentar.abraco e tudo de bom marco Lopes

    ResponderEliminar