21 de março de 2013

3 dias para o concretizar de um sonho antigo

Desde os 8 anos de idade que pratico desporto regularmente. Comecei com o taekwondo e aos 9 iniciei-me no futebol, ainda conciliei algum tempo os dois desportos mas aos 12 optei apenas pelo futebol. Joguei federado até aos 19 (último ano de júnior) e nessa altura como não era nenhum Ronaldo nem Messi, optei por começar a trabalhar e tirar o curso à noite, por isso o tempo para a bola resumia-se aos jogos de futebol ao fim de semana nos campeonatos do Inatel e a umas brincadeiras de futsal com os amigos. O Inatel ainda durou 5 anos e depois disso ficou apenas o futsal entre amigos. Há 5 anos a esta parte comecei a jogar futsal, um pouco mais a sério, através do Campeonato Nacional de Futsal da Administração Tributária e faz no próximo dia 29 de Abril um ano que comecei a correr com alguma regularidade e a participar em provas, como atleta de pelotão.

Faltam 2 meses para fazer 35 anos, e como podem ver pelo parágrafo anterior, pratico desporto há quase 27 anos e apenas tenho (quase) 1 de corrida.
Então porque raio escrevo no título "3 dias para o concretizar de um sonho antigo"?
Em 1998, realizava-se a 2ª edição da Mini Maratona de Lisboa. Achei  piada à ideia de atravessar a ponte 25 de Abril a pé e resolvi inscrever-me, assim como os meus pais e irmão (os quatro numa espécie de passeio de domingo). Morando na Pontinha, só o chegar à ponte era uma "maratona". Autocarro 29 até Belém, saída junto ao Museu dos Coches, depois barco, seguido de umas camionetas que nos levavam para a zona do Cristo Rei e finalmente descer a pé até ao "garrafão". Não me recordo do tempo que fiz na estreia, mas lembro-me de na altura em que me inscrevi, havia um campo no formulário de dizia "Clube:" ao que eu orgulhosamente escrevi "Benfica" e fiquei a pensar "porque que é que eles querem saber o meu clube?". Nesse ano a meia maratona foi ganha pelo António Pinto, com 59,43m tendo sido nesse ano o melhor registo mundial.
Adorei a prova e disse logo que queria voltar no ano seguinte. Quando no terceiro ano consecutivo terminei a mini, disse para mim próprio "Para além do futebol não faço mais nenhuma preparação e consigo correr 8km. Por isso, para o ano começo a treinar um mês antes e faço a meia maratona" (podem ver o grau de conhecimento que o menino tinha sobre corrida). Mas ano após ano, na altura da inscrição, a preparação tinha sido a mesma dos anos anteriores (zero) e lá ia eu para os meus valentes 8km, e das 14 edições a que podia ter ido (1998 a 2012), devo ter falhado apenas 4.

Por tudo o que escrevi em cima (e foi muito), dá para ter uma ideia da importância que a prova de domingo tem para mim. E apesar de ter definido como objetivo, fazer os 21095 metros em menos de 1h45m, qualquer que seja o valor que o relógio mostrar quando eu estiver a chegar à Praça Império, o sentimento vai ser de vitória e de uma alegria imensa.

Ontem foi o primeiro dia para o levantamento dos dorsais e fui lá na hora de almoço com mais 3 amigos e orgulhosamente dirigi-me ao balcão da meia maratona e disse "É para levantar o dorsal 1081 de Tiago Rodrigues, se faz favor".

Hoje fiz o último treino. Podia ter-me preparado melhor? Sem dúvida que sim. Mas mal ou bem o trabalho está feito e domingo logo se vê. Uma coisa é certa, se tudo correr normalmente vou-me divertir muito e vou estar rodeado de amigos a completar a minha PRIMEIRA MEIA MARATONA.
Boa prova para todos os meus amigos e bloggers e se se cruzarem com o dorsal 1081, façam o favor de cumprimentar, que eu se tiver fôlego retribuo em palavras, senão tem de ser com um ligeiro aceno.
O equipamento está pronto. Vamos ver se as pernas estão.



23 comentários:

  1. Eu o ano passado, apenas a correr duas vezes por semana e com bicicleta ao domingo, fiz a meia maratona, por isso com tanto desporto, vai ser canja fazer a primeira meia! Boa sorte!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Boa prova para domingo! tenciono acabar logo atrás de ti(ou demorar mais um bocado...)

    ResponderEliminar
  3. As pernas vão estar prontas, de certeza
    Vai ser uma grande prova, no matter what!

    Força nisso e a ver se nos vemos por lá!!

    Ehehe

    Ab

    ResponderEliminar
  4. Boa sorte.
    Vai sem dúvida correr bem...

    Abraço,
    Luis

    ResponderEliminar
  5. Este domingo vais voar baixinho.
    A ver se te acompanho até ao fim, para te ver a beijar a linha da meta :)

    ResponderEliminar
  6. Que corra tudo pelo melhor.

    O concretizar dum sonho é sempre um momento muito especial!!!

    Força!

    ResponderEliminar
  7. Boa prova Tiago, e que tenhas uma manhã feliz! Se puder ser rápida (sub-1h45), melhor. :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Já somos dois com esse objectivo! Se nos encontrarmos vamos puxando um pelo outro! Boa prova!

    ResponderEliminar
  9. Obrigado a todos pelos comentários e pela força.

    ResponderEliminar
  10. Boa Grande Tiago ;)
    A malta quer é diversao...
    Boa Prova e Mais virao de certeza,esta é so a 1 de Muitas :)

    ResponderEliminar
  11. O Amonimo sou Eu Tiago ;)

    Miguel Quintanilha,eheheheheheh

    ResponderEliminar
  12. Tranquilo, é Cascais mais 1097 metros. ;)
    Vêmo-nos por lá.

    Abraço!!!

    ResponderEliminar
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  14. ""Clube:" ao que eu orgulhosamente escrevi "Benfica" e fiquei a pensar "porque que é que eles querem saber o meu clube?"

    Mto bom!! LOL

    Também partilho do mesmo orgulho! :)

    Também estou inscrito, mas infelizmente estou com a impressão de que estou a chocar uma valente gripalhada... Vamos lá ver se não tenho mesmo que deixar para a próxima.

    De qualquer forma, BOA PROVA!

    ResponderEliminar
  15. Tiago, com o ritmo que tens a meia vai muito fácil. E com uma grande marca.

    Abraço e até domingo

    CARREGA BENFICA!!!

    ResponderEliminar
  16. Companheiro da minha estrada (plagiando o nosso ilustre José Man) uma boa meia para ti, vai ser com toda a certeza, desfruta, vou estar atento ao 1081.
    Esta para mim também vai ser especial, há 10 anos corri ali a minha 1ª meia.
    Abraço.
    António Almeida

    ResponderEliminar
  17. Boas Tiago, força para concretizares essa sonho - pelo que tenho lido, pelas tuas performances acho sinceramente que vais conseguir suplantar em muito o teu objectivo...não cometas o erro que eu cometi aí....por causa do aglomerado de gente sobre a ponte, atrasei-me e depois quando consegui finalmente correr a um ritmo mais elevado tentei recuperar o tempo perdido todo em 2 ou 3 kms....resultado foram 3 kms finais em grande sofrimento (mas mesmo assim com objectivo cumprido).
    Abraço e boa sorte para domingo

    ResponderEliminar
  18. uma estreia é sempre um momento inolvidável pelo que aproveite o momento e cruze a linha de meta com um sorriso, o resultado é o menos importante.
    lá estaremos no domingo. boa prova.

    ResponderEliminar
  19. Fizeste um grande tempo em Cascais, onde o percurso é mais difícil, por isso se tudo correr bem acho que vais conseguir realizar o teu sonho e ainda fazer um tempo e pêras ;)

    Até Domingo e boa prova!

    ResponderEliminar
  20. Vais ver que vai ser uma grande estreia, e que depois de domingo, vais já começar a pensar para quando a Maratona!! :P

    Abraço e boa prova! :-)

    ResponderEliminar