25 de fevereiro de 2013

Estou de volta

Bom dia amigos e companheiros de corrida blogueiros. Peço desde já desculpa aos meus fieis seguidores por não dar notícias há quase duas semanas. O motivo dessa ausência deveu-se ao facto de, uns dias após os 20km de Cascais, no final de um treino de futsal, ao tentar sprintar senti uma forte dor na coxa direita e tive que parar imediatamente (dia 13).
Resultado: Rotura no músculo reto da coxa.
O primeiro pensamento foi "já se foi a 1/2 Maratona!". Por isso nestas duas semanas o ânimo não tem sido dos melhores. Fiz tratamento, muito gelo, anti-inflamatório e massagem e parece que as coisas estão a resultar. Deixei de sentir dores ao andar, na quinta feira passada (dia 21) e resolvi esperar mais uns dias até experimentar treinar novamente.
Hoje foi dia de voltar a correr.
Saí de casa às 6h e a ansiedade era tanta que nem dei pelo frio. O pensamento era só "E se sentir alguma dor, como vai ser? Falta menos de um mês para a 1/2 maratona se ainda não estou bom, quando vou recuperar da lesão e preparar-me para a prova?". Por precaução levei a coxa elástica para o músculo ir mais "aconchegado". Não quis estar a forçar muito e fiz apenas 6km. O treino correu bastante bem e não senti qualquer dor, o que me deixou mais animado.
Agora é retomar os treinos normais e tentar voltar à forma que estava na altura dos 20kms de Cascais.

Resumo do treino:
Distância: 6,20km
Tempo: 30m45s
Ritmo médio: 4:57 m/km


22 comentários:

  1. Pois, também estou com esse receio de me lesionar para a Meia-Maratona...

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    1. Ainda para mais quando estamos a menos de um mês.

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  2. As melhoras. O importante agora é não deitar por terra o tempo de recuperação gasto até aqui :)

    Abraço

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  3. Jogar futebol é a melhor forma de arranjar lesões!

    Eu só na Playstation! :)

    Bons treinos... isso agora recupera-se num instante!

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    1. Pois é Luís. O problema é que o futebol é uma paixão que já vem desde os 9 anos de idade e é difícil de desligar. Felizmente nunca me lesionei a sério. Esta foi das mais demoradas a recuperar e foi a correr sozinho, ou seja, sem interferência de ninguém.

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  4. Fogo, o azar de ter sido logo num jogo de futebol!!
    Mas agora é regressares aos poucos, tens tempo de recuperar, sem stress.

    Beijinhos e melhoras rápidas.

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    1. Obrigado Rute. Vamos ver como correm agora os próximos treinos.
      Beijinhos.

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  5. Isso de se arranjar lesões, quando estamos perto duma prova importante é mesmo bera.

    Já agora, já experimentaste usar calor em vez de gelo para tratar as lesões? Tenho andado a ler, e parece que o calor é bem melhor para tratar lesões, pois estimula o fluxo de sangue para o local da lesão (que faz com que cheguem mais nutrientes ao local).
    Já estive a testar pessoalmente e até resulta (usei e ainda uso, para a minha banda iliotibal).

    Um abraço e boa recuperação

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    1. Obrigado pela dica Kayro. Tenho lido que nos primeiros dias se deve aplicar frio, porque também ajuda a tratar a inflamação e funciona como analgésico. Agora já não tenho feito gelo, por isso, vou experimentar o calor.

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  6. Futebol... até falámos nisso em Cascais, lembras-te?
    Ainda bem que estás recuperado mas um teste a 4:57 min/Km??? Foi um pouco abusado... ;)
    O que o Kayro diz faz sentido. No futebol sempre me disseram que o gelo era no pós-treino no caso de uma moínha ligeira ou nas primeiras 24/48 horas em caso de lesão ou dor mais forte. E depois disso calor.
    Depois ainda tens calores secos e húmidos, mas aí já não entro, é demasiado técnico. Quando preciso faço o calor que tenho mais à mão. :-D

    Abraço!!!

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    1. Falámos disso no Treino dos Elevadores e depois em Cascais. E olha que quando estava a escrever o post lembrei-me de ti (O Pedro ao ler isto, vai dizer "Eu avisei-te. Larga a bola."). :)
      Abraço.

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  7. Boas Tigas, o futebol é uma das minhas grandes paixões...joguei federado quase 20 anos, e tal como tu jogo com amigos todas as 6ªs feiras....todas? Não....quando estou a treinar para uma determinada prova deixo de o fazer exactamente por causa das lesões musculares....com os treinos das corridas e os músculos cansados, basta um "pique" (normalmente no fim do jogo) para arranjar uma ruptura ou micro-ruptura muscular..há que tomar opções. Os meus amigos futeboleiros até acham que eu devo estar muito doente....deixar de jogar à bola para andar a correr??? Se me dissessem isso há pouco tempo atrás diria o mesmo. Já não jogo há 4 semanas, pois a 7 de Abril tenho a Maratona de Paris. Depois disso volto a jogar.....
    Abraço e as melhoras - cuidado com os primeiros treinos por causa das recaídas.

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    1. Obrigado Carlos. Eu joguei futebol 11 federado cerca de 15 anos. Depois comecei a jogar futsal com os amigos ao sábado, mas há 5 anos que participo num campeonato nacional de futsal pela empresa. O que faz com que seja uma coisa séria e com a qual me comprometi. As corridas só começaram em meados de 2012, e apesar de cada vez gostar mais de correr, não posso abdicar do futsal, nem fazer pausas prolongadas. Tenho que conciliar as duas coisas, sabendo os problemas (lesões) que daí possam resultar.
      Abraço e boa preparação para Paris.

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  8. Boas!
    Também sei o que isso é... Em setembro passado fiz a minha primeira meia maratona e teimei que ia conseguir acabar sem parar. Até aos 18 Kms correu bem, mas depois disso foi um inferno. Consegui o queria, mas com um preço: uma tendinite! Vais ver que com o tempo isso melhora e de certeza que conseguirás ir à meia maratona (também vou!) já recuperado.
    As melhoras!

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  9. Então é por isso que tens andado desaparecido... Ainda bem que já estás melhor.
    As melhoras rápidas. Que corra tudo bem.
    Beijinhos

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    1. Continuei apenas a seguir os blogues dos outros, mas no meu não tinha nada para cá vir contar. :)
      Parece que as coisas estão a voltar ao normal.
      Beijinhos.

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  10. As melhoras Tiago.
    As lesões são muito chatas, não poder praticar desporto traz o stress de volta.

    Abraço

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    1. Obrigado Vítor. Traz mesmo o stress de volta. A mudança de humor também foi afectada.
      Abraço.

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