5 de dezembro de 2012

Treino 6+2

Tendo em vista a prova de domingo, resolvi hoje fazer o último treino (até lá ainda tenho 2 jogos de futsal, mas é diferente). Saí de casa um pouco antes das 6h e não achei que estivesse muito frio. Tinha ido à varanda ver o tempo e optei por não levar gorro nem luvas, e fiz bem porque não era mesmo necessário.
A distância e o trajeto já tinha definido mentalmente, assim como o ritmo que ia aplicar. Fiz então 6km num ritmo rápido e depois 2km num ritmo mais lento apenas para "rolar" até casa e completar 8km.
Nos km's mais rápidos senti-me bem mas no domingo em vez de 6km, vão ser cerca de 10,5km, por isso, não devo optar por um andamento tão rápido desde início para não dar o estoiro antes da meta. Quero ver se faço a prova de trás para a frente. Para o pessoal que possa estar a ler e que está pouco familiarizado com o mundo das corridas, correr de trás para a frente, que parece uma coisa óbvia, significa começar num ritmo mais baixo e ir aumentando ao longo da prova. :)

Outro dado deste treino foi que experimentei pela primeira vez umas meias de compressão. É um tema um pouco delicado, porque há os que acham que se trata apenas de uma questão de modas e que agora toda a gente usa e há os que dizem que realmente as diferenças são brutais e que se sentem menos cansados, etc.
Eu corri apenas 8km com elas (dizem que só em distâncias longas dá para ter real noção dos benefícios). Resumindo a grande diferença é que com estas meias não sinto os gémeos a abanar. Nota-se que os músculos da coxa (quadriceps) oscilam com o impacto no chão mas os gémeos não. Se isso se irá traduzir em menor cansaço? Penso que sim. Mas é como digo, será necessário uma distância maior para ter essa percepção. De qualquer forma como ficaram bastante em conta (€€), resolvi experimentar.

Resumo do treino:
Distância: 8,01km
Tempo: 39m22s
Velocidade Média: 12,21 km/h
Média da Passada: 4:55 m/km

2 comentários:

  1. Boas Tiago.

    Conselho de amigo, cuidado com o futebol... olha que sei do que falo.
    Também estou tentado em experimentar as meias de compressão. Mas vou esperar por uma pechincha.

    Abraço. ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sei que sabes Pedro. Tenho visto pelo FB que andaste muitos anos nisso. Eu também joguei a sério dos 9 aos 25, depois deixei e comecei há 5 anos a participar no campeonato de futsal da empresa onde trabalho. É um bicho danado que não sai do corpo. :)

      Eliminar