10 de dezembro de 2012

Maratona de Lisboa por Estafetas

Ontem foi o dia da Maratona de Lisboa.
Ainda um pouco longe de pensar nesses voos, fui participar na prova de estafetas em que equipas de 4 atletas em que cada um percorria ¼ dos 42,195km da maratona. O início desta aventura (nunca tinha participado numa coisa semelhante), tínhamos definido como objetivo correr todos abaixo dos 5m/km.
O dia de sábado foi aproveitado para descansar, por isso, tive jogo de futsal de manhã, uma “tranquila” festa de aniversário de um pequenote de 3 anos à tarde e à noite fui “relaxar” as pernas para um concerto, em pé, dos Xutos&Pontapés no Campo Pequeno. Ou seja, estavam reunidas as condições ideais para no domingo fazer uma prova espetacular (ou não).
Tinha consciência que o objetivo dos 5m/km estava garantido (salvo algum percalço), por isso, queria aproveitar para tentar bater o meu record dos 10km que estava em 48m19s.
Como era eu a fazer o percurso, tive o privilégio de poder partir lado a lado com os (super) atletas que iriam percorrer os 42,195km na íntegra. Cheguei ao estádio 1º de Maio por volta das 8:20h e vi o Pedro e a Carla, que já há bastante tempo acompanho da blogosfera, mas com quem ainda não tinha tido o prazer de conversar. Falamos sobre a preparação dele para a maratona, próximas provas, etc. Tentámos ver se víamos mais alguém do mundo bloguista que também se iria estrear na maratona, como o João, o Jorge ou o Kayro, mas não vimos ninguém. Por volta das 8:40h despedi-me deles, desejando muita sorte ao Pedro e também à Carla, que ia fazer também a prova de estafetas mas num percurso diferente do meu e fui aquecer um pouco.
Quase a terminar o meu percurso.
Às 9h em ponto foi dada a partida e aí fui. Fiz o 1º km e ouvi a senhora que vai presa ao meu braço dentro do telemóvel, dizer que tinham passado 4m22s e aí lembrei-me das palavras do meu amigo Vitório, que nisto das corridas já me conhece melhor que eu, “não te entusiasmes logo com o andamento dos outros e não dispares à maluca, para não estoirares cedo.” Como bem comportado que sou, abrandei um pouco e o km 2 já foi feito a 4m52s, que tirando o da subida para o Areeiro (4m55s), foi o meu pior km. Daí para a frente sabia que o terreno era quase todo plano ou com inclinações muito ligeiras, à exceção de uma subida junto ao estádio de Alvalade no km 8, por isso podia manter um bom ritmo e ir gerindo a corrida e o esforço. Assim os últimos km’s foram feitos sempre perto dos 4m40s.
Terminei a minha prestação com 46m49s, ou seja, melhorei a melhor marca pessoal dos 10km em 1m26s. Objetivo pessoal cumprido e a consciência de que dei o máximo que podia.
Depois de passar o testemunho encontrei mais um ou dois amigos e vi que tinha uma mini claque de apoio (pai, mulher e filha) à minha espera para me levar para casa. A caminho do carro voltei a encontrar o Pedro que me pareceu ir muito bem fisicamente e num ritmo muito certinho (10km).
Depois do banho tomado, era tempo de voltar ao estádio 1º de Maio para ver a chegada do último elemento da minha equipa, tirar a foto de grupo e aplaudir os “bravos” que iam completando a maratona.
Para finalizar quero agradecer aos elementos da minha equipa que estiveram impecáveis e foram de um esforço e dedicação incríveis, terminando a equipa “Correr por Nós” com um tempo total de 3h23m53s (média de 4:49m/km). Por ordem de participação, muito obrigado Vitório, Inês e Célia.


Dados da minha prova :
Distância: 10km
Tempo: 46m49s
Velocidade Média: 12,79 km/h
Média da Passada: 4:41 m/km

6 comentários:

  1. Parabéns, bela prova! Estiveram todos muito bem. Eu acho que correr ali, naquele ambiente, entusiasmou toda a gente. :)

    Beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado. Foi mesmo o ambiente que ajudou muito. Ver aquele pessoal que ia fazer a maratona deu outro ânimo. Mas pensei para mim "todos estes vão correr 4x mais o que eu vou" é mesmo incrível.

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Obrigado Vítor. Próximo objetivo é a preparação para a 1/2 maratona. Quero estrear-me bem nos 21,095km.

      Eliminar
  3. Muitos parabéns pela vossa prova. E grande recorde pessoal!
    Eu adorei o dia. A minha prova também correu melhor do que eu esperava...depois conto tudo no blog, mas gostei especialmente de ter apoiado e incentivado os maratonistas e vê-los a cortar a meta. Uma bela experiência.
    Beijinhos e uma boa preparação para a meia maratona :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Isa. Ainda bem que a tua prova também correu bem. Fico a aguardar pelo teu relato no blog.
      Beijinhos.

      Eliminar