28 de novembro de 2012

Treino muito estranho

Hoje para além do treino (já lá vamos), o próprio dia começou estranho. Acordei 5 minutos antes do despertador tocar às 5:50h, desliguei-o e voltei-me para o outro lado. De repente na minha cabeça começou o seguinte diálogo:

Diabo - Volta a dormir está muito frio lá fora e aqui está quentinho.
Anjo - Levanta-te. Vais ver que depois te vais sentir muito bem e vais ficar satisfeito por ter ido correr.
Diabo - Não ligues a isso. Melhor ficas se não te cansares e para além disso ainda faltam 12 dias para a próxima prova.
Anjo - Pensa que vais fazer parte de uma equipa e que a tua prestação vai influenciar o resultado final.

Claro que com todas estas vozes na cabeça, mesmo que os argumentos do Diabo também fossem fortes eu já não iria conseguir voltar a adormecer e então resolvi levantar-me e equipar-me. Abri a janela para ver a temperatura exterior e pela primeira vez este ano decidi levar o gorro e as luvas. E que bem me souberam.

Em relação ao treino, pela primeira vez decidi ir fazer séries. É verdade, nunca tinha feito. Pelo que tenho lido as séries e os Fartlek's são muito importantes e devem ser feitos mas para quem já corre com regularidade há algum tempo (+/- 1 ano), por isso ainda não tinha experimentado. A minha ideia inicial era fazer 5 x 1minuto com 45 segundos de descanso, mas em vez das 5, fiz apenas 3.
Comecei com uma corrida de 3km (15m21s) num ritmo calmo para aquecer os músculos e ver se o frio passava e depois fui às séries:
1º minuto - 300m (3:20 m/km)
2º minuto - 310m (3:14 m/km)
3º minuto - 310m (3:14 m/km)
Os 45 segundos de descanso entre cada repetição parecerem apenas 4,5 segundos e ao fim da 3 repetição estava bastante cansado. Como ainda queria dar mais uma voltinha pela urbanização, achei melhor não fazer as 5. Durante estas séries cruzei-me com uma senhora que estava a passear o cão e com mais duas pessoas. Por sorte que ninguém chamou a polícia, porque não deve ser muito normal andar alguém na nossa rua a correr e depois chega ao final da rua, pára por uns momentos, olha para o telemóvel e passado uns segundos, desata a correr em sentido contrário.
Terminei então o treino com mais 2km (11m03s) num ritmo bastante lento.
Durante o banho ouço novamente o Anjo - Como vez tinha razão. Vê lá se não valeu a pena levantares-te para ires correr?
Claro que valeu. Vale sempre a pena mesmo que custe muito sair do quentinho da cama.

6 comentários:

  1. Às vezes custa-nos é sair de casa, depois de começarmos a correr começa a saber-nos tão bem..e quando acabamos estamos bastante satisfeitos por termos tomado a decisão de ir correr :)
    Boas corridas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. é mesmo Isa. A sensação do pós-corrida é muito fixe. Mas hoje estava um friozinho de manhã... BBBRRRRRRR!!

      Eliminar
  2. Ainda bem que o teu diabinho ganhou... :) Se bem que as séries são coisas do demo! :p Sobretudo a essa hora da manhã!
    Belam maneira de começar o dia.

    Bjs e boas corridas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na semana passada o Diabo ganhou quase sempre e praticamente não corri. Hoje não podia ganhar novamente. :)

      Eliminar
  3. Já corro desde o ano 2000 mas, o que sempre me custou mais, foi sair de casa...
    Por isso gosto de combinar treino com alguém, como não tenho lata de deixar as pessoas na mão, é fácil sair...
    São truques.
    beijinho, eugénia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é Eugénia. Eu ao fim de semana corro sempre com um amigo, mas durante a semana é complicado porque só consigo ir correr de madrugada e aí é díficil arranjar companhia. A maioria do pessoal corre ao fim da tarde, mas aí não dá para mim.

      Eliminar