19 de junho de 2012

Marginal à noite

Sábado foi o dia da Corrida Marginal à Noite 2012. Esta era uma prova que aguardava a algum tempo por vários motivos. Ser à noite (a primeira prova nocturna que fiz), ser num local bastante agradável (sempre junto ao mar) e por saber que o percurso não tinha grandes inclinações (o que me permitia obter um bom tempo).
Tinha combinado com algum pessoal do Correr por nós às 20.45h no McDonalds, mas os primeiros a chegar (casal Ornelas), avisaram que já estava a começar a ficar complicado estacionar nas redondezas e então fui mais cedo, com a Rutília. Pouco depois chegou a Inês e o Pedro Quaresma.
Enquanto alguns esperavam na fila para o último xixi, resolvi fazer um mini aquecimento de 5 minutos só para esticar as pernas e ainda encontrei o Miguel Quintanilha. Por volta das 21.10h fomos até à partida que já estava bastante composta. Ficamos a uns 50m da partida e houve ainda tempo para a foto de grupo. À hora certa, 21.30h, foi dado o tiro de partida e até passarmos a meta passaram mais de 2 minutos.
O início foi muito lento devido ao pessoal que ia só caminhar e que decido fazê-lo em grupos de 3 ou 4, lado a lado. Para além disso, havia o pessoal que nem dorsal tinha e que aproveitou uma bela noite de primavera para passear na marginal. Esta é para mim a grande falha da organização. É muito complicado impedir as pessoas de circularem no local da prova, mas pelo menos a zona da partida devia estar interdita a quem não mostrasse o dorsal.
Toda essa confusão de início, serviu para fazer o aquecimento no primeiro km e depois com mais espaço livre acelerar nos kms seguintes.
Os quilómetros 2 ao 6 foram feitos a uma média de 4m40s, fazendo o km 3 a 4m31s. Fiz a viragem ao km 4 com um tempo de 19m15s, e aí acreditei que seria possível fazer um bom tempo final. Sem a minha "lebre" (o Vitório) para me "puxar" nas subidas e controlar as minhas rpm, quebrei um pouco no km 7 (5m12s) e como sabia que o último quilómetro era praticamente todo a descer e tinha a Rutília perto da meta para a reportagem fotográfica, tinha que deixar algum ar de reserva para apresentar uma cara "fresca" na foto.
Tempo final de chip, 38m22s. Por 11 segundos que não bati o meu recorde pessoal, mas fiquei bastante satisfeito com a minha prestação.
Depois foi esperar pelo resto da malta e até encontrámos o Pedro Marques e o António que tinham chegado mesmo perto da hora da partida e não tinham ido ter connosco. Tirar mais uma ou duas fotos para recordação e seguir fui com a Rutília, o Quaresma e o casal Ornelas até à feira, para comer a merecida febra e a bela da imperial, como prémio da nossa prestação nesta prova que conto repetir nos próximos anos.


2 comentários: