1 de outubro de 2012

Mini Maratona Ponte Vasco da Gama

Ontem foi dia da Meia Maratona RTP Rock n' Roll Portugal, prova com início na Ponte Vasco da Gama e com a chegada no Parque das Nações. Para além da 1/2 Maratona, houve também a Mini Maratona com cerca de 5,5km, e foi nessa que participei.
Sendo uma prova bastante curta, o único objetivo pessoal era melhorar o meu record pessoal dos 5km, que tinha feito na 11ª Légua Nocturna de Odivelas com um tempo de 24m29s. Sabia que aqui o trajecto era bastante mais plano, mas por outro lado, sabia que iria ter pela frente muito mais gente para ultrapassar, devido à quantidade de caminhantes que estas provas nas pontes sobre o Tejo têm sempre. Por isso, para evitar muitas confusões decidimos (eu e mais nove amigos), ir cedo.
Saí de casa por volta das 7h com mais 3 amigos e encontrámo-nos com os restantes já na zona da Gare do Oriente às 7:40h para seguirmos juntos para a ponte. Conseguimos um bom lugar na partida, mas ficámos atrás de todo o pessoal que tinha dorsal para a 1/2. E digo que tinha dorsal porque claramente vimos muitos que não iriam fazer essa prova (pelo menos a correr).
Às 10:30h foi dado o tiro de partida e pelo que referi anteriormente, no início ive que recorrer a bastante "zig-zag" devido ao aglomerado de gente que tinha pela frente a um ritmo bem mais lento. O 1º km foi feito a 4m33s e os 3km seguintes com um tempo de 4m20s, 4m22s e 4m26s respetivamente. Mais ou menos perto do km 4,6, deu-se a separação das provas mini e 1/2 e aí entrámos na zona do Parque das Nações onde o último km teve algumas mudanças de direção e o facto do piso ser em empedrado, fez com que fosse mais lento e fiz em 4m44s.
Fazendo um balanço final, terminei os cerca de 5,5km da prova em 24m49s, tendo superado o meu objetivo por 16 segundos, passando o record dos 5km record para 22m19s.



Esta prova marca também o final de um ciclo. Daqui em diante dificilmente irei voltar a participar em provas "mini", quando no mesmo evento houver uma prova mais longa.

2 comentários:

  1. Parabéns pela Mini e teres conseguido bater o recorde, apesar da afluência. Mas para o ano tem de ser a Meia! Um novo ciclo, como dizes.

    Boas corridas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado.
      As "minis" agora só daqui a uns anos quando se a filhota quiser ir correr a da ponte e aí irei acompanhá-la.

      Eliminar